top of page

TRANSITUS PARALAXE | 2022.1

No intuito de enxergar o mundo por novos ângulos e com outras perspetivas, o projeto de ensino Paralaxe – processos e procedimentos em fotografia sob
coordenação do professor Odinaldo da Costa Silva, vem realizando suas atividades desde o início do ano de 2022, propondo observar o lugar que nos rodeia de forma a colaborar para processos artísticos que perpassam pela linguagem fotográfica. Dentro disso, desde a retomada presencial das atividades da FAV/UFG, o grupo vem realizando encontros semanais em que a prática da fotografia é norteadora do grupo, e a partir desses resultados é buscado a reflexão e discussão sobre esse campo, instigando o olhar fotográfico dos artistas enquanto exercício de criação.

 

O efeito paralaxe é definido como sendo a diferença na posição de
determinados objetos quando esses são observados em diferentes faixas de visão. Mesmo sendo amplamente difundido no campo da astronomia no estudo dos deslocamentos de corpos celestes, essa definição é também empregada dentro da fotografia, compreendendo-se numa dinâmica de desvio, distorção ou alteração daquilo que é visto através do visor de alguns modelos de câmeras analógicas.

 

A primeira formação do projeto em questão foi constituída por sete discentes do curso de Artes Visuais localizados em diversos períodos do curso e atravessados pela fotografia em múltiplas abordagens. Nesse primeiro momento do projeto foram desenvolvidas relações de aprendizado com a fotografia analógica, de forma que todos os trabalhos desenvolvidos nessa etapa se nutrem da eternidade de filmes 35mm.

 

Desse modo, a exposição TRANSITUS apresenta os processos iniciados em
diversas incursões realizadas entre março e abril deste ano. Uma vez munidos de filmes fotográficos de 36 poses, os olhares dos participantes do Paralaxe capturam as particularidades, situações e detalhes do cotidiano que por vezes fogem às vistas desatentas, e assim; sombras, reflexos, folhagens, fios e arquiteturas são postos sob as
lentes de modo a observar essas condições dos espaços em suas dinâmicas de
manifestação. São os e as artistas participantes dessa exposição; Arthur Leal Monteiro, Badu (Emmanuel Felipe), Giulianna Vitto, Luminismo (Luiza Maria), Nicolas Montefusco, Pedro Lucas Menezes, Thaysa Alarcão e Odinaldo Costa.

                                                        Equipe Curatorial.

bottom of page